quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

FACULDADE: Qual matéria escolher?

Boa noite, meus cafezinhos especiais com gosto de canela, tudo bom?

Eu sei, é um absurdo o que fazem com a gente. No mesmo período, na faculdade, vemos calculo, física, álgebra, eletrônica, computação e o nosso cérebro começa a ficar maluco. Literalmente você não sabe o que fazer.

Mas pra toda escolha na vida, uma consequência.
Estou aqui pra tentar diminuir as consequências ruins aumentando o número de escolhas boas.

Então, quais são as matérias que mais devo me preocupar na faculdade?

Lembrem-se. Nem todas as matérias que eu falar aqui têm o mesmo nome exato que as de vocês. Mas a grande maioria das faculdades a possuem. Com o mesmo nome ou semelhantes :)




1 - Álgebra

Pode parecer que não. Mas álgebra tá em todas as grades curriculares por um motivo: Ela está por TODO o canto da computação. 
Os modelos matemáticos conceituados na matéria se aplicam com precisão cirúrgica nessa profissão. Sim: vocês vão ver integrais até o fim da vida na vida acadêmica, logo, estudem.

2 - Estruturas de Dados e Algorítimos

Eu acho bastante tácito isso estar aqui, mas...
Galera, é aqui que a mágica acontece. É aqui que o COMEÇO do conhecimento vai ser galgado. Infelizmente é bastante improvável que no fim da matéria (e até mesmo no fim da faculdade) você saia um expert em alguma linguagem ou em estrutura de dados.
Mais do que qualquer uma, essa é uma matéria que você precisa estudar com mais afinco que qualquer outra e treinar em casa ou trabalho.

No começo vai parecer estress desnecessário mas persista. Você vai ser um profissional bem mais completo e seguro das suas habilidades mais cedo ou mais tarde.

3 - Lógica Matemática

Aqui é onde a personalidade do programador é moldada.
Já ouviu a frase: "A mesma coisa pode ser obtida de formas diferentes." ?

Sim, é verdade. Isso é a maior verdade que vivenciamos na nossa programação. Mas sempre existirá caminhos menores, caminhos melhores, caminhos mais conhecidos... E você não quer ser o cara que vai até a Russia pra chegar em Miami.

Eu acredito em você!

4 - Análise de Algorítimos

Pessoalmente essa é a minha favorita.
Desde o início é possível ver o quanto essa matéria pode contribuir para um ambiente de desenvolvimento.
Ela te dá o poder de olhar pra um código e detectar características sobre ele.
Não é necessário que alguém o escreva, compile, teste pra saber que aquilo vai dar problema.

Um programador que estudou essa matérias sabe, de antemão, quando o código é bom, faz o que deve fazer da melhor maneira.

5 - Arquitetura de Computadores

Tudo teve um começo. O computador que você usa hoje pra apertar um botão e começar uma partida de Lol já foi um emaranhado de fios que se conversavam com alavancas. Você deve saber como acontece lá por baixo.
Você confiaria em um médico que não sabe como o corpo humano funciona? Não!
Então porque o profissional da área de informática não deve saber?

Se olhar com mais proximidade dessa matéria você vai ver certos gênios que pensaram em algumas das coisas mais lindas da história :)

6 - Banco de Dados

Ah, a informação.
Tudo gera e todo mundo quer ela. Mas ... qual a melhor forma de guardar?
É aqui que tudo acontece. Técnicas e ferramentas para armazenar tudo o que você vai precisar em curto, médio e longo prazo. 
Numa visão fora da vida acadêmica, todos devem saber o mínimo de bancos de dados. Dê uma atenção especial pra essa matéria.

----

É isso, minha gente. Estão se sentindo mais motivados a estudar?
Eu espero que sim.
Qualquer dúvida ou recomendação, pode colocar nos comentários.

Abraços!




Nenhum comentário:

Postar um comentário