terça-feira, 29 de novembro de 2016

Gosto de computação mas não de programar

Calma, cafeinado. Eu sei que é difícil. Mas existe muito mais pra ver!

Boa noite, meus queridos leitores. Tudo bom?
É, eu sei. As vezes, por mais que tentemos, aquele trabalho da faculdade parece difícil demais, abstrato demais, longe demais pra ser alcançado.
Pra colocar a cereja no bolo, a cada pesquisa que fazemos no Google, achamos aquele estudante de primário que sabe fazer tudo o que você queria fazer de três formas diferentes.

É horrivel, eu sei. Dói e, as vezes, a gente se pega pensando, será que eu sou mesmo desse mundo?
Tudo depende de você mesmo!

Calma! Nesse post eu vou tentar expor pra vocês que existe muito mais no dia a dia do profissional de TI do que simplesmente o programador.




DBA

A sigla significa Database administrator. Esse cara está ligado fortemente com bancos de dados e garante que a segurança, gerenciamento, instalação, configuração, atualização e, por fim, monitoramento desse mundo que são bancos de dados.
A informação está toda na sua responsabilidade, muitos dos problemas que o programador tem no final da linha pode ser resolvido por um DBA. ele é de SUMA importância num ambiente sério de desenvolvimento.

CM

A sigla significa Confguration Manager. É o profissional que cria e mantém a consistência da performance da criação de um produto. Ele é a pessoa referência em versionamento de código, geração de builds e releases, tem a visão macro de onde exatamente o código começa e onde ele deve terminar. Nada (NADA) vai para o fim da linha sem passar pela mão dele e, quando a roda do desenvolvimento começar a dar problemas, pode ter certeza que é culpa do CM :)

Gerente de Projeto

Assim como qualquer outro cargo de gerência, o gerente de projeto comanda uma equipe de desenvolvedores com o objetivo máximo de entregar o projeto/produto em um tempo acordado com as capacidades que lhes é dado. A responsabilidade pela entrega é desta pessoa e, normalmente, é um cargo de muita confiança.
Por este motivo, dificilmente é um cargo de começo de carreira. O conhecimento do mundo de negócios e do mundo de programação precisa ser muito grande ao ponto de ambos acreditarem na sua capacidade.

Tester

Testadores - meu pior pesadelo -. Ruim com eles, absurdamente impossível sem eles. Esse pessoal garante a qualidade do produto que está sendo desenvolvido.
Constantemente vistos como programadores que não deram certo, (o que, na minha visão, é um completo absurdo) os testers trabalham lado a lado com os desenvolvedores para garantir que uma linha de código nova não vai acabar com todo um desenvolvimento a longo prazo.
A característica mais forte desse time é a minuciosidade, paciência e foco. 

Designer

É, eu resolvi colocar esse cara aqui. Muita gente pode não saber, mas o cérebro de um designer funciona (em determinados passos de criação) assim como o de um programador. O mercado de trabalho tem uma dificuldade absurda em encontrar designers que pensem como programadores e que consigam criar projetos ao ponto de ser um produto lucrativo ao utilizar exatamente as possibilidades que lhe são dadas.


É isso :)
Não desistam de participar desse mundo, pessoal.
É recompensante de muitas maneiras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário