segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Android Studio ou Eclipse?

Ah, cara. De novo essa mesma pergunta?




É! É o começo de um novo projeto, como negar essa mesma pergunta sempre?
Claro, pra você que está começando deve ser uma pergunta fácil de conseguir uma resposta: Android Studio! 

É o que está bombando agora!

Infelizmente não é bem assim que o mundo da computação funciona. O Android já está aí tem algumas versões e, ainda que bastante confiável, o Android Studio não dá um suporte muito bom pra pessoas que tem que mexer em projetos antigos.

Ainda tem alguns pontos negativos:
  • Android Studio suga a memória do seu computador; não espere conseguir rodar ele bem em um computador ruim.
  • Se o seu projeto tem dependências locais (Famosos .jar), não se esforce em aprender o que o Gradle pode te dar; vai ser uma dor de cabeça grande!
  • Todos os comandos que você aprendeu no Eclipse já eram! (Control+D no Android Studio duplica a linha! Eu só queria deletar!!)
Tudo bem, tudo bem. Tou parecendo hater do Android Studio não é mesmo?
Como eu posso estar sendo tão duro com ele quando o Google verbalmente o apoia?

Ah, isso são marcas de um guerreiro que luta dia a dia com essa ferramenta. Hoje, depois de um tempo, tenho uma relação de ódio e amor com ela. Sem sombra de dúvidas ela:

  • Salva muito tempo de quem precisa versionar código
  • Explica bastante bem os erros que são muito facilmente pesquisáveis no Google
  • Gradle?! Que sonho! (No começo é pesadelo. Eu sei, eu ainda guardo dores.)
  • Faz tudo muito e extremamente rápido. Tudo aquilo que você se vê tendo que repetir muitas vezes, o Android Studio pode te ajudar com isso.
  • Atalhos mais inteligentes e mais simples. (Nem sempre mais precisos)
Portanto hoje eu fico com: Android Studio.
Pra você, querido(a) programador(a), que vai começar hoje e se vê como um entusiasta e não sabe pra onde ir, abrace essa ferramenta como quem abraça um filho.
Pra você, querido(a) leitor(a), veterano de guerra, meus pêsames, jogue essa sua garrafa de lágrimas para o lado, olhe a ultima vez para o eclipse com carinho e parta pro seu novo amor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário