sábado, 22 de outubro de 2016

Você é estagiário, júnior, pleno, sênior ou master?

Boa noite, meus queridos leitores imaginários.
Nessa data que vos falo vocês ainda não são muitos mas eu vos amo com afinco.


Tudo bom?

Como saber onde estou na hierarquia?

Não é uma tarefa fácil e nunca teremos uma regra em que todos os trabalhadores do mundo serão remunerados verdadeiramente pela posição que a pessoa tem na empresa.
Mas o intuito desse post é dar uma visão geral pra quem acha que merece mais e como fazer pra chegar lá ;)

Estagiário

Aqui é o início de tudo. Você infelizmente não sabe de nada. Nunca teve experiência e o máximo que você tem é lógica básica e fez uns printf na faculdade (lol). 
Aqui não há como errar:

  • Seja pontual.
  • Obedeça fielmente as regras que seus superiores lhe passarem.
  • Gaste muito mais tempo aprendendo a fazer do que fazendo efetivamente.
  • Pergunte as coisas certas pras pessoas certas nas horas certas.
  • Seja grato por todo o ensinamento que as pessoas estão lhe dando.
  • Pessoas vão tentar se aproveitar da sua ingenuidade (infelizmente é a realidade) tente minimizar esses efeitos.
  • Não sirva café pra NINGUÉM. Mostre que, apesar de sua inexperiência, você é uma força de trabalho e não é inferior à ninguém da equipe.
O tempo máximo de permanência nesse cargo é de 2 anos ou até você se formar na faculdade.

Júnior

Aqui você já passou por grande parte da inexperiência. Provavelmente já participou de dois ou mais projetos do início ao fim e a equipe te reconhece como força técnica.
Mesmo que ainda precise de um mentor para grande parte de suas decisões, você é bastante valioso pra equipe e para o projeto final.
Seus códigos ainda precisam ser revisados com afinco, sua lógica ainda não é refinada e as suas soluções, muito provavelmente, não são as melhores.
Para melhorar:

  • Leia mais de uma vez o seu próprio código.
  • Imagine todas as possibilidades de utilização da feature que você está desenvolvendo e se proteja da GRANDE maioria.
  • Revise o código dos seus amigos de equipe; não existe ganho mais precioso. Aqui você refina sua lógica ao aprender jeitos certos de fazê-los.
  • Não espere que seus colegas de equipe deleguem suas atribuições, puxe-as para sí.
  • Continue perguntando para maiores hierarquias por ajuda quando precisar. Não se arrisque.
  • Seja mais político quando puder. Você não vai conseguir chegar lá em cima sozinho. Isso é coisa do passado. 
O tempo máximo aqui é de 3 a 4 anos. Aproveite bastante esse tempo.

Pleno

Aqui você é uma força reconhecida pela equipe e pela empresa. Você consegue levar projetos se assim pedirem e você vai começar a se comunicar muito mais com as decisões de projeto.
Muitas vezes, em um projeto, uma decisão não está certa e nem errada. A primeira pessoa que um júnior olha nessas horas é pra um dos plenos. Você deve saber responder com segurança sobre dúvidas de regras de negócios e passar a mensagem para os menos experientes.

Para sair deste cargo:

  • Saiba fazer diagramas UML.
  • Conheça duas ou mais linguagens de programação.
  • Tenha uma boa habilidade em comunicação e seja pró-ativo.
  • Observe bem a sua equipe para ver se alguém precisa de ajuda. Se os júniors são os braços, você deve ser as juntas. 
  • Passe status para instâncias superiores e faça dailies boas.
  • Reformate o código sempre que necessário visando problemas futuros que você já sabe que vai acontecer.
Aqui não tem tempo máximo de permanência. Muitas pessoas escolhem ficar nessa posição pro resto da vida. É o balanço bastante favorável sobre responsabilidades e reconhecimento financeiro. Se você não é um cara muito político e não almeja um cargo de gerência, gaste bastante tempo aqui.

Sênior

Você já tem mais de 20 anos de experiência, já participou de mais projetos que você pode lembrar, andou por algumas empresas, perdeu alguns fios de cabelo e não sabe quando sua barriga começou a crescer tanto.
Aqui é uma posição de destaque em uma equipe. Você é a força máxima do projeto, tem conhecimento dos requisitos (uma vez que você participou do concebimento dos mesmos), tem acesso livre ao cliente e todos da sua equipe olham pra você como uma segurança se os tempos difíceis vierem.

Características:
  • Seu code review é impecável.
  • No começo do projeto você ditará melhor arquitetura, tecnologia, linguagem, tempo de projeto e quem você acha melhor estar na sua equipe.
  • O sucesso ou falha do projeto depende unicamente de você e é seu dever manter a máquina (sua equipe) girando bem.
  • Lê livros sobre arquiteturas, gerência de projeto e está bem mais do lado humano do projeto do que do código. 
  • Você PRECISA ser mais político aqui. Uma vez que você estará bem mais próximo do seu gerente ou dono da empresa, você precisa estar preparado para todos os momentos ser companheiro dele.

Master

Você é foda.
Você já tem uma história na empresa, já participou de projetos importantes e, pra infelicidade da empresa, eles não conseguem mais existir sem você.
Você tem domínio de mais de 3 linguagens e a linha de aprendizado quando te colocarem em alguma outra vai ser umas 5x mais rápido do que qualquer outra pessoa.
Sua lógica é refinadíssima e você é "macaco velho" para a grande maioria dos problemas.
Problemas esses que fogem de programação e estão em acrobacias em resolução de problemas.
(Sério, um master meu já resolveu um problema de rede manipulando bits em um pacote TCP.)

Conclusão

É isso galera, espero que você tenha conseguido uma noção maior de onde você está e/ou do que precisa fazer pra subir em sua empresa.
Infelizmente fatores como sucesso da empresa, momento econômico e uma pitada de sorte/azar podem fazer a velocidade de subir essa ladeira ser mais devagar ou mais rápida. Porém não desista! Se capacite e acredite em si. Vai dar tudo certo :D

Até mais, cafeinados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário