segunda-feira, 17 de outubro de 2016

5 Características de um Bom programador

Boa noite, pessoal.
Tudo bom?

Hoje, numa mesa de almoço, eu e meus amigos entramos em um entrave ferrenho sobre o que faz um bom programador. O que realmente é importante pra você subir nessa estrada ingrime?

Algumas respostas cá estão:

1 - Fanático por ler código:

"Ah, mas eu leio código, Tiago".
Ah não lê não. 
O meu emprego atualmente envolve muito mais analise de código do que realmente efetivação do mesmo. Mesmo que eu esteja fazendo a mesma coisa há mais de 7 anos, eu me pego tendo PREGUIÇA de ler código constantemente.

É uma prática que deve ser estimulada desde o início. Pegue códigos na internet sobre exemplos de algo que vocês estejam aprendendo. Leiam linha por linha, englobem a logica por trás dela. Em muito pouco tempo suas capacidades tanto de lógica quanto de certeza no que vocês estarão programando, vai aumentar substancialmente.

2 - Design Pattern

Se vocês ainda não estão familiarizados com o termo, Design pattern deve ser a sua nova bíblia. Eles são regras de como resolver problemas com o conhecimento de caras que, em questão de idade, podem ser seus avôs.
Os caras passaram por todos os problemas que vocês tiveram/tem/terão durante a sua vida de programador.
Hoje, uma pessoa que fala pra mim que domina o conceito de design pattern, meu olho chega a brilhar!

3 - Ótimo em comunicação

Infelizmente, meus amigos, se você foi um daqueles que escolheu fazer faculdade de TI por que queria ficar longe de pessoas: você se deu mal.
Ser programador é viver em time. Você nunca será (e nem deve almejar ser) a estrela da equipe que faz tudo sozinho.
É comum a equipe fazer reuniões sobre desenvolvimento e, em diversas vezes, você vai ser posto cara a cara com o cliente e vai ter que defender uma série de interesses que vão além da programação.

Então, largue o Lol e vá ler um livro. :)

4 - Programar bem. Hoje, em duas línguas.

Haha, obvio não é mesmo?
Programar bem vai muito além de você se sentir firme com as suas capacidades.
Programar bem te dá visibilidade pro time, você se torna uma referência em tempos de dificuldades e é próximo do impossível você ser mal visto pela gerência.
Portanto, programe bem. Em mais de uma linguagem.
Hoje, por exemplo, Java e Python.

5 - Linux fag

Ah, galera. Desiste.
Windows é ótimo, eu adoro. Ele me permite jogar todos os meus jogos e nunca reclamou. (mentira)
Mas tá claro: pra você programar, use o Linux.

Esse sistema operacional te dá nativamente muitas das ferramentas que você vai precisar pra resolver seus problemas de uma maneira mais rápida e elegante.
Seus programas ficarão menores e você vai estar preparado pra programar mesmo que tenha uma pedra disponível.

A linha de aprendizado desse negócio é ABSURDAMENTE longa e dolorosa. Mas vai valer a pena, acredite.

--------------------

É isso, pessoal. 
Espero que tenha dado um norte pra vocês.

Mandem dúvidas :)

Atenciosamente,

Nenhum comentário:

Postar um comentário